segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Oi Roberta!
Realmente, eu não destaquei nenhuma interdisciplina, pois falei no geral, sendo que todas contribuíram para que eu compreendesse melhor como se dá o processo de formação do sujeito. Assim a contribuição para meu Tcc foi indireta, mas importante. O texto “Sobre a pedagogia” de KANT, oferecido na interdisciplina de Filosofia da Educação, fala da importância da educação e das relações para a formação do ser humano.
O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz. Note-se que ele só pode receber tal educação de outros homens, os quais a receberam igualmente de outros. (...) Por isso, a educação não poderia dar um passo à frente a não ser pouco a pouco, e somente pode surgir um conceito da arte de educar na medida em que cada geração transmite suas experiências e seus conhecimentos à geração seguinte, a qual lhes acrescenta algo de seu e os transmite à geração que lhe segue. (...) não se deve educar as crianças segundo o presente estado da espécie humana, mas segundo um estado melhor, possível no futuro, isto é, segundo a idéia de humanidade e da sua inteira destinação. Esse princípio é da máxima importância. De modo geral, os pais educam seus filhos para o mundo presente, ainda que seja corrupto. Ao contrário, deveriam dar-lhes uma educação melhor, para que possa acontecer um estado melhor no futuro. (KANT, 2002, p. 3; p.4 e p.5).

Um comentário:

Roberta disse...

Elaine!!

Complementaste bem a tua postagem, dando ao leitor subsídios para uma leitura mais clara.

Abraços
Roberta