domingo, 24 de outubro de 2010

Ao visitar o Eixo VI, vejo o quanto essas releituras contribuem para minha formação. As interdisciplinas abordam temas sobre a aprendizagem, das relações e da importância da educação para a formação do ser humano, temas afins ao meu TCC.

A aprendizagem ocorre quando o indivíduo adquire novos conhecimentos, desenvolvem suas competências mudando seu comportamento, pelas experiências, informações e curiosidades, através da motivação e o desejo de aprender. Motivação essa, provocada por situações onde o professor desafia seu aluno. Tendo seu aluno como um sujeito cultural ativo. Estabelecendo relações entre o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido estabelecendo novas relações e tirando novas conclusões a partir da aprendizagem.

A educação segundo Kant tem como princípios a disciplina, a cultura, a prudência e a moralidade, mas acima de tudo se faz urgente aprender a pensar. A importância da educação para a formação do ser humano. “Ele é aquilo que a educação dele faz”, por isso as crianças devem receber uma educação para um estado melhor, contribuindo para a socialização.

Conhecer a cultura de cada um permite estabelecer uma relação de respeito e carinho entre os alunos, aceitando-se a si e aos outros.

O professor deve ser o mediador dos questionamentos, motivando o aluno a utilizar o conhecimento dominando suas emoções e gerenciando seus conflitos interpessoais construindo uma sociedade melhor.

As reflexões a partir dos textos das interdisciplinas desse eixo contribuíram na construção das relações professor aluno, aluno/ aluno, durante minha prática de estágio, num processo auto-reflexivo e crítico com liberdade de expressão o que é muito interessante. Construindo a espiritualidade, a afetividade positiva e respeitosa, formando pessoas mais conscientes cultural e socialmente, sendo reconhecidos como cidadãos reflexivos, críticos, auto-determinados e responsáveis.

5 comentários:

Roberta disse...

Elaine!!

Nessa postagem senti falta da citação das disciplinas que foram estudadas para situar o leitor de onde tu estás falando, quando falas de Kant deve trazer as referências utilizadas.
E por fim sugiro que experimente mais o exercício de relação entre o teu TCC e as interdisciplinas estudadas.

Abraços
Roberta

super mãe disse...

Oi Rô!
Realmente, eu não destaquei nenhuma interdisciplina, pois falei no geral, sendo que todas contribuíram para que eu compreendesse melhor como se dá o processo de formação do sujeito. Assim a contribuição para meu Tcc foi indireta, mas importante. O texto “Sobre a pedagogia” de KANT, oferecido na interdisciplina de Filosofia da Educação, fala da importância da educação e das relações para a formação do ser humano.
O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz. Note-se que ele só pode receber tal educação de outros homens, os quais a receberam igualmente de outros. (...) Por isso, a educação não poderia dar um passo à frente a não ser pouco a pouco, e somente pode surgir um conceito da arte de educar na medida em que cada geração transmite suas experiências e seus conhecimentos à geração seguinte, a qual lhes acrescenta algo de seu e os transmite à geração que lhe segue. (...) não se deve educar as crianças segundo o presente estado da espécie humana, mas segundo um estado melhor, possível no futuro, isto é, segundo a idéia de humanidade e da sua inteira destinação. Esse princípio é da máxima importância. De modo geral, os pais educam seus filhos para o mundo presente, ainda que seja corrupto. Ao contrário, deveriam dar-lhes uma educação melhor, para que possa acontecer um estado melhor no futuro. (KANT, 2002, p. 3; p.4 e p.5).

Nadie Christina disse...

Oi querida,

ficou ótima a tua complementação ao comentário da Rô. Todavia é preciso dar continuidade para as reflexões sobre os eixos VII e VIII.
Voltarei em breve e espero encontrar novas postagens.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

super mãe disse...

Oi Nádie!
Que bom receber tua visita.
Agora vou me dedicar aos blogs.
Bijs.

Nadie Christina disse...

Oi querida,

que bom que vais dar continuidade às postagens. Volterei em breve para acompanhar as tuas reflexões.
Grande beijo e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie