segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rever o Eixo VII, e ver em suas interdisciplinas as descobertas interessantes como, o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos que até então pensava ser igual para todas as idades, mas que agora passo a compreender o que a EJA e como se deve atender esse público diferenciado, mas que tem os mesmos objetivos.

Mas destaco a interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, pois refletir sobre a importância do uso de temas geradores na prática pedagógica a partir das idéias de Freire, como defensor de uma educação dialógica, trazendo como proposta uma prática problematizadora, onde o conteúdo se organiza e se constitui na visão de mundo dos educando, levando-os ao encontro de seus temas geradores, podendo desdobrar-se em outros tantos temas, provocando novas tarefas que devem ser cumpridas. Me fez compreender que a partir dos temas, que os alunos já trazem consigo e de suas relações com o mundo é possível buscar o conteúdo programático da educação, contribuindo para meu estágio curricular.

No texto “Planejamento: em busca de caminhos” de Maria Bernadete Castro Rodrigues compreendi que ao planejar deve-se aproximar a prática aos ideais e vice-versa e que “Um bom exercício é pensarmos quais são as nossas concepções, elegendo alguns eixos como sociedade, homem, conhecimento, educação, aprendizagem, currículo e cultura”.

A partir do texto de Hernández & Monteserra, conheci o trabalho da Pedagogia de Projetos com a proposta de ensinar o aluno a prender, a encontrar nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender independente do nível educativo. Contribuiu para minha prática de estágio, onde pude observar como os alunos podem aprender explicando os processos de transformação, estabelecendo relações causais e funcionais, ordenando e valorizando as informações e inferindo novos sentidos sobre os fatos e objetos estudados. Com uma proposta de trabalho coletivo, produzir conhecimento escolar, de maneira mais atraente, despertando a vontade de aprender.

Um comentário:

Roberta disse...

Elaine!!

Essa tua postagem está bem completa, trazendo a contextualização, os aportes teóricos e sua relação com o teu estágio.
Estamos no final do semestre, agora falta pouco.

Abraços
Roberta