domingo, 21 de novembro de 2010

EIXO VIII


No oitavo semestre realizei o estágio curricular, com muitas as expectativas e ansiedade também, pois era minha primeira experiência em sala de aula. Experiência realizada com a turma do 4º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Schmitt. Foram sete semestres de leituras e reflexões que permitiram muitos aprendizados. Era hora de colocar em prática, todas as aprendizagens adquiridas durante o curso. O Estágio é um momento de refletir, planejar, aplicar a partir das aprendizagens adquiridas durante curso. Para relacionar as teorias à prática, foi necessário que eu fizesse muitas leituras, planejamentos, observações, registros, reflexões. Também foram muitas as aprendizagens construídas juntos com meus alunos. Precisei aprender como ensinar meu aluno a aprender e transformar a sala de aula num espaço de aprendizagem.

Um grande desafio foi mediar às relações, pois a turma apresentava problemas de comportamento, com atitudes desrespeitosas um para com o outro, sendo necessária dedicação maior para trabalhar o respeito mútuo, valores, sentimentos, direitos e deveres de cada um, com apoio das leituras de Paulo Freire. Na medida em que os dias iam passando essas relações apresentavam melhora significativa, assim construímos laços afetivos com confiança, respeito e comprometimento, com base no diálogo e reflexões sobre nossas atitudes e ações. Assim cada dia conhecia mais de meus alunos, o que contribuía para o desenvolvimento de suas aprendizagens. Surgiram curiosidades a respeito das contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos tornando-se o tema para meu TCC.

Um comentário:

Roberta disse...

Elaine!!

Realmente o estágio é um momento muito importante do curso. A hora de colocar em prática tudo o que foi feito até então.
Encontrar turmas com problemas de comportamento não é fácil, mas com persistência as coisas acontecem.

Abraços
Roberta