domingo, 10 de outubro de 2010

Ao visitar as atividades e textos do Eixo IV, lembrei o quanto fez, e ainda faz, falta não atuar em sala de aula, das dificuldades em elaborar atividades relacionando a teoria à prática. Sempre que foi solicitado realizar atividades com alunos, pedi turma emprestada ou relatos da professora em exercício. O que na teoria eu achava muito interessante, na prática era muito distante.

Ao realizar as atividades da interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática, aprendi que é possível aprender e ensinar matemática de maneira prazerosa. Aprender com brincadeiras, jogos e material concreto. Fazendo uso desse material, realizando atividades com mais significado, tornando mais fácil o entendimento da importância e da utilidade que a matemática tem em nossa vida, possibilitando que os alunos e alunas descubram o gosto em aprender matemática e nos professores em ensiná-la. Fui professora apenas durante o estágio, mas foi tempo suficiente para aproximar a teoria da prática e compreender melhor o que aprendi com o curso.

Busquei na interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, boa parte do embasamento teórico. Os textos do livro Estudos Sociais: Teoria e Prática de Aracy do Rego Antunes, Heloisa Fesch Menandro e Tomoko Iyda Paganelli, contribuíram muito para o desenvolvimento do meu estágio, assim como no processo de construção do projeto junto com os alunos, que trouxe como tema de pesquisa, os imigrantes que colonizaram nosso município, em especial os Poloneses; na construção da linha do tempo; da árvore de família.

Também o texto de Maria Aparecida Bergamaschi - Do acaso à intenção em Estudos Sociais, mostra a disciplina de estudos sociais como um instrumento impulsionador da prática pedagógica, diz que:

“Junto aos objetivos que formulamos para um período de trabalho, é, portanto, necessário agregar aqueles objetivos que nos “obrigam” a inserir as especificidades da área, como construir noções de tempo e espaço, relacionar diferentes períodos históricos, identificar as mudanças e as permanências que ocorrem em um determinado tempo e espaço, entre outros.”

Durante o estágio desenvolvi um trabalho de maneira interdisciplinar, esta prática fez esclarecer que é possível e muito interessante a partir de um tema trabalhar várias disciplinas.

A interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências, em um de seus textos, “Repensando o ensino de Ciências a partir de novas histórias da ciência”, de Russel Teres inha Dutra da Rosa trás a necessidade da busca em aproximar progressivamente o conhecimento, hoje válido, mas provisório.

“A partir dessa abordagem, as ideias de certo e errado são relativizadas. O erro dos alunos passa a ser fonte de reflexão para o professor, podendo indicar a existência de algum tipo de obstáculo epistemológico para a compreensão de noções científicas que estão sendo ensinadas (Davis e Espósito, 1990).”

Neste Eixo o Seminário Integrador nos desafiou a refletir sobre a “Arte de fazer perguntas”, aprendi que nem toda pergunta é produtiva. Identificar uma pergunta produtiva de uma pouco ou não produtiva pode fazer toda a diferença no processo de construção de aprendizagem.

Em fim todo o Eixo trouxe contribuições significativas, não só para a construção do TCC, mas para todo o processo de construção de aprendizagens e conhecimentos que o curso está nos proporcionando.

Um comentário:

Roberta disse...

Elaine!!

É muito bem ver que tu conseguiu colocar em prática o que aprendeste no curso. Mesmo não estando em sala de aula é importante que esse conhecimento não se perca.

Abraços
Roberta