segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Visitar o V Eixo, deu a oportunidade de rever quanta informação e esclarecimentos importantes suas interdisciplinas proporcionaram contribuindo significativamente para minha formação.

Com a interdisciplina pude compreender que a gestão democrática da educação é um processo em construção que envolve toda a organização da educação brasileira.

Aprendi que é necessário saber mais da organização política desses sistemas, para que possamos ter uma participação mais efetiva no planejamento e deliberando junto aos sistemas organizados. Estas informações e conhecimentos possibilitam uma participação e interferência com mais propriedade, assim como questionar a organização burocrática e hierárquica da administração escolar.

Pude conhecer um pouco da realidade das escolas e ver que são muitos os desafios que nós trabalhadores em educação temos pela frente para alcançar uma escola democrática e de qualidade.

A interdisciplina SI proporcionou com suas leituras e atividades, a descoberta da metodologia dos projetos de aprendizagem, que até então nunca tinha experienciado, mas que durante minha prática de estágio vi como uma alternativa para tornar o espaço escolar mais interessante. Compreender que a partir de uma pergunta “boba” podem surgir trabalhos maravilhosos onde professores e alunos trabalham juntos na construção e desenvolvimento de projetos.

Um projeto de pesquisa que motive e impulsione o trabalho do professor e do aluno na escola e na sociedade que ele está inserido, capaz de envolvê-los em questões para além da sala de aula, de acordo com o interesse de cada um, assim a escola vai deixar de ser o espaço de aprendizagens “dos bons” para ser espaço de aprendizagens de todos.

Os textos da interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta têm contribuído muito para que hoje eu entenda coisas que eu vivi no passado. Acredito que podemos aprender com os conflitos, e que aprendemos até o momento da nossa morte, pois a cada dia temos novidades, mudanças e transformações, isto que nos motiva para a vida.

Entendi que na relação professor/aluno, o educador deve saber a importância de se colocar no lugar do educando para compreender suas dúvidas, de estar preparado para dar as respostas que o educando está preparado para ouvir, e assim fazer a troca do professor dono do saber pelo professor que troca e compartilha saberes, aceita e respeita o outro como ele é. De alguma maneira esses textos irão contribuir para meu TCC.

Um comentário:

Roberta disse...

Elaine!!

Nas tuas próximas postagens sugiro que faças uma relação mais estreita com o teu TCC trazendo elementos das interdisciplinas que argumentem essas relações.

Abraços
Roberta